domingo, fevereiro 15, 2015

Teixeirinha - Coração de Luto (1961 )

Ontem, de noite, a gente ficou assistindo no youtube ao
Festival de música popular brasileira da TV Record de 1967.
Eu tinha cinco anos e morava na roça, em Alegre, ou Marapé,
ou Cachoeiro. As lembranças dessa idade estão meio que sem definição. Não sei
se mamãe trabalhava na Tia Nhanhá, no Coronel Borges, em Cachoeiro, se na Dona
Cenira, que ficava em Marapé, ou se estava em Alegre, na casa do Seu Antônio
Macedo.
Mas me lembro muito bem de que aquelas músicas do festival
não eram músicas que seduzissem o pessoal que estava perto de mim. O meu tio
Luís não curtia música, o lance dele era futebol. Quando dormia em sua casa,
dormia ouvindo o futebol, no rádio, que ele deixava ligado na hora de ir pra
cama. O tio João curtia Tonico e Tinoco, coisas assim. Mamãe, o leit@r sabe,
era aquilo, quem vai saber do que mamãe gostava?
O que eu fiquei pensando é que aqueles festivais de música
brasileira não são festivais de música brasileira. É só uma partezinha que se
impôs com esse nome, porque a música popular brasilera não é aquilo, o
silencioso leit@r sabe.


Lá pra nós, por exemplo, era assim:

Nenhum comentário: